Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro faz campanha contra câncer de pele

No Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, no próximo sábado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) oferecerá atendimentos gratuitos para análise e diagnóstico de casos suspeitos da doença. As consultas serão realizadas em nove hospitais da cidade do Rio de Janeiro, das 9h às 15h.

Quem tiver o problema detectado receberá encaminhamento para tratamento ou, dependendo da situação, já passará, na hora, pela primeira etapa da terapia.

Pessoas com lesões cutâneas que não cicatrizam ou que tenham notado qualquer mudança abrupta em uma pinta devem procurar atendimento.

Para que um sinal seja suspeito, é preciso que ele tenha assimetria, bordas irregulares, múltiplas cores e alterações de diâmetro e de aparência. Coceira e sangramento são outros sinais de alerta.

— Quando se consegue identificar e tratar precocemente o câncer de pele, os índices de cura são superiores a 95% — afirma o dermatologista Flávio Luz, presidente da SBD-RJ. — Por isso, além da avaliação médica, é essencial que o paciente mantenha o hábito de se autoexaminar.

Pele clara, histórico do problema na família e exposição ao sol por longos períodos sem proteção são os principais fatores de risco.

Dados da campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele realizada no ano passado revelaram que 63,23% dos cariocas não usam protetor solar, e 52,48% estão suscetíveis à doença.

Dúvidas sobre a campanha podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-701-3187.

Fonte : Jornal Extra

Escrever Comentário

*Campos obrigatórios Por favor valide os campos obrigatórios