O índice glicêmico mostra como os alimentos afetam os níveis de glicemia. As pessoas com diabetes devem desenvolver seu índice glicêmico pessoal para ajudar no bom controle do diabetes.
Quanto menor o índice glicêmico, menor aumento na glicemia o alimento causa.
Um alimento de índice glicêmico baixo será menor que 55. O índice glicêmico considerado elevado estará acima de 70.
Muitos fatores influenciam a resposta glicêmica dos alimentos, tais como: velocidade de ingestão, forma do alimento, componentes do alimento, conteúdo de gorduras, conteúdo de fibras, conteúdo de proteínas, características do amido, métodos de cozimento e processamento {industrialização}, efeitos fisiológicos, velocidade de esvaziamento gástrico, resposta intestinal e etc.
Comer três laranjas levam 15 minutos, enquanto seu suco pode ser consumido em 2 minutos. Diferenças no conteúdo de fibra e no tempo de ingestão influenciam a resposta glicêmica.
A forma do alimento tem um impacto no tempo de digestão. O pão, por exemplo, é digerido mais rapidamente do que o macarrão.
Cozinhar o alimento em calor úmido ou calor seco influencia no índice glicêmico.
Alimentos com maior índice glicêmico necessitam de mais insulina para manter a glicemia em níveis saudáveis. O índice glicêmico explica certos níveis de glicemia aumentados com uso dos mesmos alimentos ingeridos em situações diferentes – na casa de amigos, em festas e etc. Por isso é importante que se meça a glicemia em várias ocasiões diferentes para que o indivíduo conheça sua glicemia, frente ao uso dos alimentos nas mais diversas condições.
9) Principais vitaminas e minerais, suas funções e onde são encontradas:
Vitamina A: necessária para a visão noturna, crescimento e metabolismo ósseo, antioxidante. Fontes: vegetais vermelhos e amarelos intenso, caju, manga, cenoura, gema de ovo, fígado.
Vitamina D: ajuda na absorção do cálcio. Fontes: luz do sol, leite enriquecido, salmão e cavala.
Vitamina C: antioxidante, atua na saúde da pele, cicatrização e imunidade. Fontes: frutas frescas.
Vitamina E: antioxidante, importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Fontes: óleos vegetais, cereais integrais e nozes.
Cálcio: necessário para a saúde dos dentes e ossos. Atua na contração muscular. Fontes: leites e derivados, tofu, sardinhas.
Ferro: transporta e armazena oxigênio. Fontes: fígado, carnes vermelhas, gema de ovo, frutos do mar.
Fósforo: atua na regulação dos níveis de cálcio. Previne a fadiga muscular. Fontes: gema de ovo, leite, queijos e peixes.
Magnésio: antioxidante. Importante na contração muscular. Fontes: verduras, cereais, pães.
Zinco: antioxidante. Previne a fadiga muscular. Cicatrizante. Fontes: carnes magras, iogurte, gérmen de trigo.
Iodo: atua no metabolismo e na saúde da tireóide. Fontes: sal de cozinha, peixes e frutos do mar.
Comentários