Especialistas recomendam que se procure médicos antes de começar a prática da corrida
Correr é uma forma simples, econômica e prazerosa de se fazer atividade física. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e queima o excesso de gorduras no corpo, auxiliando no emagrecimento e no combate a diversas doenças.
Mas para aderir ao esporte, cada vez mais popular, não basta calçar o tênis e sair correndo. Nem todo mundo pode estar apto a começar sozinho.
— Tem gente que já sabe correr e tem gente que se correr, pode se machucar. O mínimo de orientação é sempre importante — afirma o preparador físico Márcio Atalla.
Para Márcio Atalla, correr todos os dias pode trazer complicações. O ideal seria alternar os dias com outro exercício.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o ortopedista Rubene Campos afirma que pessoas com sobrepeso ficam mais expostas a lesões.
— Qualquer pessoa que pratique corrida precisa de tênis de boa qualidade e na forma do seu pé. Isso vai ajudar no apoio, na sustentabilidade do corpo e na absorção do impacto, evitando que ela tenha lesões — recomenda.
Quem conhece o médico Drauzio Varella apenas da televisão nem imagina que o doutor de 72 anos também é maratonista há mais de 20 anos. No seu mais novo livro, “Correr”, lançado pela Companhia das Letras, ele narra como a prática do esporte mudou sua vida.
“Correr maratonas coincidiu com o período mais feliz e produtivo de minha vida, durante o qual pude concretizar os principais anseios da juventude, ao lado de outros que se manifestaram na maturidade”, conta ele no livro.
Fonte : Jornal Extra