Prevenção de dores nas costas e a melhora da postura

Prevenção de dores nas costas e a melhora da postura

Ações cotidianas ajudam a prevenir dores nas costas e a melhorar a postura

O fim de dores nas costas e outros distúrbios lombares não passa apenas por consultórios de médicos e fisioterapeutas.

Pequenas ações cotidianas, como dormir e sentar corretamente, e saber o que usar na hora de sair de casa são fundamentais para a prevenção do surgimento de doenças da coluna vertebral.

Sem dispensar a necessidade de visitar um médico, é possível manter a saúde das costas com atitudes de correção da postura e atenção na escolha de bolsas e calçados.

Os cuidados começam ao dormir. Não se deve deitar de bruços. O ideal é ficar de lado, com um travesseiro debaixo da cabeça e outro entre os joelhos. Nessa posição, a pessoa vai conseguir preservar o alinhamento da coluna durante todas as horas de sono.

A atenção deve ser redobrada também com o colchão utilizado. Com validade entre um e dez anos, ele precisa ser virado todo mês. Seu material não pode ser macio nem duro. Os moles deixam a coluna torcida. Por outro lado, os muito rígidos não se ajustam ao contorno do corpo.

Durante o dia, a preocupação deve ser a postura adotada ao sentar diante do computador. Quadril e lombar têm de estar sempre em contato com o encosto e os punhos apoiados sobre a mesa. Mantenha os calcanhares no chão e forme um ângulo de 90 graus com os joelhos.

Para mulheres, cuidado com bolsas e salto alto. Para quem é obrigada a andar de salto, a dica principal é variar a altura e o modelo dos sapatos.

Já quanto às bolsas, dê prioridade aos modelos menores e com alça transversal para distribuir o peso pelo corpo. Coloque só o necessário e alterne o local onde carrega entre mão, antebraço e ombro.

A proteção das costas também passa pelo fortalecimento de dois músculos desconhecidos, mas muito importantes. Localizados junto à coluna, o transverso abdominal e o multífido são os responsáveis pela sustentação do corpo.

Essa musculatura profunda, porém, não é trabalhada com exercícios convencionais. Para isso, é indicado o método de estabilização vertebral para garantir o fim das dores. São técnicas de academia e pilates que atuam especificamente nesses músculos. O objetivo do método é fazer o paciente aprender a estimular os músculos em toda ação do dia. Ao fazer isso, as dores passam.

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